person_outline

search

VIAJANDO E CONHECENDO O MUNDO

Após os 60 anos de idade, depois de conhecer muitas cidades brasileiras, em diversos estados, já aposentado, tive a brilhante ideia de dar início a algumas viagens pelo mundo afora. Era meu sonho conhecer outros países. Minha esposa e eu. Foi a melhor decisão que tomamos. Conhecer novos lugares neste imenso planeta é algo mesmo fascinante. Ressalto que,  em dezembro de 2009, viajamos, a convite do Cônsul do Brasil no Paraguai, meu estimado amigo, colega da Faculdade de Letras da UFMG, William Santiago, para Ciudad del Este e Encarnación, no Paraguai. Aproveitamos e fomos até a cidade de Posadas, na Argentina.

Antes de prosseguir com minha narrativa, devo registrar que o nosso Brasil possui uma natureza exuberante e locais maravilhosos, os quais, claro que alguns, tive a felicidade de conhecer e apreciar.

A decisão de continuar viajando mundo afora, surgiu em 2012, após a missa dominical, na Paróquia São Tiago, onde frequento..O padre Francisco Alexandre, celebrante, representante da Custódia da Terra Santa em Minas Gerais, por sinal frei franciscano, me convidou para fazer uma viagem de peregrinação à Terra Santa, passando por Roma e Assis. Não resisti ao convite e, em maio de 2012, fomos conhecer a terra de Jesus Cristo e o país onde habita o nosso papa. Foi a primeira viagem de grande porte que fizemos. Não consigo descrever a emoção. Prefiro não detalhar todos os passos porque precisaria de muito tempo para isso. Na companhia do citado frei franciscano, participando de um grupo de aproximadamente 25 pessoas, pisamos no solo onde Jesus caminhou, desde a infância até a sua morte. Não vou esconder do leitor que, em muitos momentos, chorei. A emoção era grande demais. Não somente eu, mas a maioria chorou, não era possível conter as lágrimas. Gosto de me lembrar de um acontecimento marcante.  À tardinha, chegando a Jerusalém, bem no alto da cidade, o ônibus que nos conduzia estacionou. Descemos e nossos olhos se dirigiram à cidade de Jerusalém, exatamente no momento em que as luzes começavam a se acender para o início da noite. Foi quando uma pessoa de nosso grupo, espontaneamente, começou a cantar a música “Jerusalém toda de Ouro”.  Em seguida a música “Jesus Cristo”, de Roberto Carlos. Não é que acabamos formando um coral! Quem tiver a oportunidade, pode ver e ouvir essas músicas no site do YouTube. Foi realmente um momento maravilhoso. No decorrer da viagem, ao passar por lugares marcantes, tivemos o privilégio de assistir e participar das missas celebradas pelo Frei Francisco.

Conhecer Roma, a Cidade Eterna, foi incrível. Monumentos, igrejas, a Capela Sistina, a Basílica de São Pedro, restaurantes, templos. Emoção pura, sem tamanho. Depois, Assis, terra de São Francisco. Estivemos no Monte Alverne, onde o santo recebeu as chagas de Jesus Cristo, nos pés e nas mãos. Não tive como segurar a emoção. Deus se fez presente no meu coração com maior intensidade. Como me senti pequeno diante da grandeza de Deus, dos santos, dos profetas e dos artistas que tanto fizeram! Após ter aproveitado bastante a visita às cidades da Itália, fomos para Israel. Hospedamos num hotel com vista para o Mar da Galileia, ali, exatamente onde Jesus andou sobre as ondas. Senti a presença do mestre Jesus. Foi maravilhoso. Visitamos a igreja onde Nossa Senhora recebeu o anúncio do Anjo de que seria mãe do Senhor. Fomos a Caná, onde Jesus fez o primeiro milagre, transformando a água em vinho, numa festa de casamento. Lá reafirmamos nosso matrimônio, renovando os votos do casamento. Frei Francisco, que nos acompanhou o tempo todo, celebrando missa todos os dias em lugares sagrados, como já disse, benzeu nossas alianças. Em seguida, partimos para Jerusalém. Foram diversos os lugares os quais visitamos: casa de São Pedro, local onde ele morou. Hoje existe uma suntuosa igreja; monte das bem-aventuranças; local onde Jesus multiplicou os pães e os peixes; Belém, onde nasceu; Horto das Oliveiras, onde Ele chorou, temendo tudo que teria que enfrentar; Via Dolorosa, onde carregou a cruz; local onde Ele foi crucificado (lá há uma pedra que marca exatamente o lugar em que foi estendido para ser embalsamado); Santo Sepulcro, onde o mestre foi sepultado. Fomos também a Emaús, onde o Jesus se manifestou glorificado, depois de ter morrido e ressuscitado, para dois apóstolos, que não o reconheceram no momento, somente depois que Ele partiu o pão novamente e, em seguida, desapareceu rapidamente. Não posso deixar de dizer que estivemos no Muro das Lamentações, onde tive a oportunidade agradecer a Deus por tantas graças alcançadas e ao mesmo tempo pedir ao Pai do Céu proteção para minha família e meus amigos. Durante a peregrinação, sentia a presença de meus pais, já falecidos, imaginando que eles se encontram ao lado daquele humilde homem que foi capaz de transformar a humanidade. Dia 18 de novembro de 2012, retornamos ao Brasil. Deixamos Israel com fortes indícios de perigo: as bombas. Todos sabem dos constantes conflitos entre Israel e o Hamas.  Graças a Deus saímos na hora certa. Depois dessa viagem, ao ler a Bíblia, sinto-me privilegiado. São muitos os lugares citados no Livro Sagrado. Ao ler, penso: conheci esse lugar, passei por ali, pisei ali. Agradeço a Deus por ter tido essa oportunidade tão singular em minha vida.

Não satisfeito, fui em frente. Em 2014, programamos uma nova viagem. Dessa vez para Portugal, Espanha, França, Bélgica, Holanda e Alemanha. Foram 15 dias de delírio. Conhecer parte da Europa era meu sonho. Ah, Lisboa, Fátima, Madri, Toledo, Paris, Bruxelas, Amsterdam, Roterdã, Haia, Koln (Colônia), Frankfurt, Munique etc. etc. Para detalhar a viagem demoraria muitas laudas e prefiro apenas demonstrar a minha alegria de ter feito essa viagem que me enriqueceu de conhecimentos e encheu minha memória de belas recordações. Não foram poucas coisas que me impressionaram. Mas uma, em especial, me chamou atenção: a arquitetura de várias igrejas, gigantescas, simbolizando a tentativa dos homens da época de alcançar os limites celestes, em diversas cidades europeias.  Como foi possível o homem, há mais de 500 anos, quando não havia eletricidade, guindastes e tecnologias avançadas realizar tais obras?  As paredes de espessura extraordinária. A altura nem se fala...

Em 2017, de novo mais uma viagem. Dessa vez ao Canadá e Estados Unidos. Nessa oportunidade, estivemos em Toronto, Niágara Falls (lados canadense e americano), Nova Iorque, Filadélfia, Boston, Washington e outras cidades americanas da costa leste. Estivemos nos principais pontos turísticos de cada cidade. Destaco nessa viagem a oportunidade de visitar monumentos extraordinários, em Washington, capital americana. A suntuosidade das construções me impressionou muito. Visitamos a Casa Branca, o Cemitério de Arlington (onde estão sepultados John F. Kennedy e muitas outras personalidades americanas), os monumentos em memória dos Presidentes Lincoln e Jefferson, a Avenida Pensilvânia e o Capitólio etc. Sem contar que foi magnífico conhecer Nova Iorque, uma das maiores metrópoles do planeta. Foi, portanto, muito interessante conhecer parte do hemisfério norte das Américas. Sem dúvida um passeio extraordinário.

Em 2019, acatando convite de um casal muito simpático e alegre, moradores de Bauru, estado de São Paulo, do qual nos tornamos amigos, e que conhecemos na viagem aos Estados Unidos, ao lado deles, o Antônio Taconi e a esposa Adélia, rumamos para Marrocos. A filha Helen e o marido Marcos também estavam em nossa companhia.  Loucura. Localizado no extremo norte da África, e muito próximo da Europa, Marrocos é um país cheio de história e de cultura. Possui paisagens deslumbrantes que combinam deserto, montanhas e litorais, com uma culinária rica e um povo muito hospitaleiro. Foram dez dias de êxtase. Nunca imaginava em minha vida conhecer uma civilização com tantos contrastes.

Finalizando, quero dizer que as viagens nos trazem grandes benefícios, tais como: expansão de visão de mundo e da vida; desenvolvimento de autoconfiança, obrigando as pessoas a interagir com outras; redução do estresse; melhora da autoestima; quebra da rotina diária.  Fortalece o cérebro e a mente. As experiências internacionais, em especial, nos fazem ter contato com novas culturas e idiomas. Isso faz nosso corpo aumentar a atividade cognitiva, o que provoca, pois, o fortalecimento de nossa mente. Sem contar que as viagens funcionam também como um agente antienvelhecimento, por nos manter curiosos e com vontade de explorar coisas novas.
Pin It
Atualizado em: Sex 19 Fev 2021

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".